sábado, 26 de janeiro de 2013

Resposta a uma carta interessante


[Obs: por questões de privacidade o nome original da leitora foi modificado.]

02 de Janeiro de 2013

Oi. Tudo bem? Então essa é uma duvida que me incomoda muito. Eu ja fui batizada, ja fiz primeira comunhão e me crismei. E nunca li a biblia e nem quero. Pra falar a verdade ja li as primeiras paginhas, mas nao me interessou e tbm nao entendi nada.Lembro-me de ter comentado com uma amiga evangelica q nunca quis ler a biblia e q ate ja tentei mas nao me interessou e disse q tbm nao tinha entendido. E ela me respondeu que quem nao entendi a mensagem de deus, é pq é do demonio. eu ja nunca acreditei no demonio. Enfim acho a biblia muito chato pra ler sabe, nao me atrai. E tbm ja fui espirita. Mais hoje nao curto nada disso. A maioria das atitudes de algumas religioes vao contra os meus valores. Por isso fico me questionando todos os dias. Eu odeio o fato das pessoas me fazerem acreditar em algo, ou ficar me empurrando informaçao que nao dou a minima.Sabe so acredito naquilo q vejo. E isso me encomoda bastante. Eu nao ligo pro q esse religiosos acham, nao quero mudar ninguem tbm sabe. Mais pq preciso ler a biblia para ser ateu? Eu acho q não preciso provar nada pra ninguem. Simplismente nao creio em nada disso. Antes sim, mais agora? Nao creio mais pq vi que pedir a deus nao resolve, rezar nao resolve, ir a igreja nao resolve nada pra minha vida. As unicas coisas q resolvem o meu problema ,e correr atras das minhas coisas. Entao pq eu tenho q ler a biblia para ser ateia? Eu espero que vc tenha entendido minhas duvidas. obrigada e um grande abraço!!Espero respostas!

Resposta:

Olá, cara Gabriela. 

Antes de mais nada, peço mil desculpas, por não ter respondido antes. Sua mensagem ficou na caixa de spam e eu nem tinha visto. Estou melhorando o sistema de contato e creio que isso não vai mais se repetir.

Primeiro, você sempre tem o direito de acreditar no que você quiser. Eu sou totalmente contra qualquer forma de forçar alguém a acreditar em algo (é claro que forçar é diferente de convidar). Mas também é ruim quando estamos tão presos a algumas crenças que nunca tivemos justificativa pra elas, ou seja, que sempre acreditamos mas nunca pensamos em POR QUE acreditamos. Por exemplo, você já parou pra pensar em porque você não acredita em demônios? Já parou pra pensar em se faz diferença se o cristianismo está certo ou errado? Faz muita diferença. Eu queria que você lesse um texto sobre isso, mas se você não quiser, tudo bem, só que vai estar perdendo. É um pouco grande (tem 3 partes), por isso você vai precisar de paciência. Mas não vai se arrepender:


Continuando, você diz que não "curte" essas coisas de religião, que algumas coisas vão contra os seus valores, etc. Isso faz a maioria das pessoas pensar que religião é algo pessoal, que você participa de alguma religião porque gosta dos dogmas dela e se identifica, etc., que a minha verdade pode não ser a sua verdade. E esse modo de pensar é um modo muito perigoso, eu já mostrei isso em um dos meus textos:


Existe uma verdade absoluta. Mas ela só pode ser encontrada por aqueles que querem encontrá-la. Por isso é importante pensar naquilo que você realmente acredita, por que você acredita e se não poderia acreditar de um jeito diferente. Como você vai saber se o cristianismo está certo ou errado se você nunca leu (e entendeu) a Bíblia? Como você pode tomar uma posição assim? Sua posição vai ser arbitrária, não vai ser baseada na evidência textual, ou talvez vai ser baseada na evidência do seu dia-a-dia, naquilo que você observa nas pessoas.

Eu preciso te alertar que esse também é um jeito bem perigoso de tirar conclusões. Você talvez deva observar que as pessoas cristãs são aparentemente tão cheias de defeitos quanto as não cristãs (e em alguns casos até piores). É verdade, estudos comprovam que o caráter das pessoas é em média independente da religião. Mas entenda, por favor, isso não prova ou deixa de provar que uma religião está certa ou errada. Só prova que seres humanos são imperfeitos (o que a Bíblia diz o tempo todo). Além disso, nem todo mundo que se diz um cristão é um cristão de verdade. A Bíblia mostra alguns jeitos de como reconhecer um cristão de verdade: João 14.15, Apocalipse 14.12, João 13.35, Mateus 7.20, Gálatas 5.22-23, etc.

Além disso, eu me arriscaria afirmar que nenhum cristão (de verdade) é um cristão porque "se identifica" com o cristianismo, ou porque gosta dos dogmas, ou qualquer coisa do tipo. Um cristão é cristão porque Ele descobriu que a verdade é Jesus. Talvez você não saiba, mas é muito difícil ser um cristão! Ser cristão é negar a si mesmo todos os dias, carregar a sua cruz, muitas vezes fazer algo que vai contra os seus próprios valores, dar importância aos outros mais do que a si mesmo, dar a outra face quando te dão um tapa, amar os próprios inimigos... (todas essas são palavras de Jesus). Eu acho que depois disso você deve achar que não existe nenhum cristão de verdade, não é? Eles existem sim, mas não fazem isso 100% do tempo. Por que não são perfeitos. E eles não acreditam que são melhores do que ninguém. Nós acreditamos que todos pecam diante de Deus e não há nenhuma pessoa sequer no mundo que consiga fazer o bem por si própria, a ponto de ser justa diante de Deus (Romanos 3.10, Romanos 3.23). Por isso, os cristãos são aqueles que pecam como todo mundo, mas aceitaram a oportunidade de serem perdoados por Deus (pois Deus nos ofereceu isso através de Jesus) e se esforçam todos os dias para deixar os pecados. A diferença entre um cristão (de verdade) e um "ateu bonzinho" é que o cristão não procura fazer o bem por esforço próprio, pois ele sabe que não consegue, suas ações sempre serão no fundo egoístas. Por isso nós buscamos orientação de Deus todos os dias sobre o que fazer (e uma das formas de fazer isso é lendo a Bíblia).

Ser um cristão não é fácil. Aliás, se você pensar bem, o jeito certo de fazer qualquer coisa nunca é o fácil. É mais fácil você nunca ler a Bíblia, fazer o que bem entender, não prestar contas a ninguém, acreditar no que quiser (sem nunca ter pensado profundamente no assunto), enfim, esse é o mais fácil. Mas você já parou pra pensar em se esse é o jeito CERTO de viver? E se você estivesse errada?

Abraços, Paz de Cristo.

8 comentários:

  1. David sousa, te acompanho a um bom tempo e gosto de seus post. é interessante notar que sua resposta foge totalmente da realidade, e querendo ou não está forçando a pessoa da carta ou melhor empurrando pra essa pessoa, um monte de besteiras que você acredita ser a realidade e ser verdadeiro.

    Você diz: 'Existe uma verdade absoluta. Mas ela só pode ser encontrada por aqueles que querem encontrá-la.'

    se você estiver falando sobre o deus do cristianismo, essa verdade absoluta é uma farsa que somente pode ser encontrada através do lado emocional, utilizando a fé. Como explico um pouco melhor aqui: http://bloggabrielmelo.blogspot.com.br/2013/10/como-funciona-o-lado-emocional.html

    Acho um absurdo essa postura de querer que outras pessoas acreditem no mesmo que alguém acredita, por outro lado acho totalmente justo existir tantas posições para serem avaliadas, principalmente sobre a bíblia. A bíblia é fácil refutar e o deus bíblico mais fácil ainda. Estou terminando meus argumentos, será um prazer muito grande refutar o deus do cristianismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      "essa verdade absoluta é uma farsa que somente pode ser encontrada através do lado emocional, utilizando a fé. "

      Não é verdade que o cristianismo utiliza unicamente apelos emocionais. O pano de fundo do cristianismo é uma estrutura racional, de modo que as crenças cristãs são racionalmente justificadas. O que muitos vêem e combatem por aí são caricaturas do cristianismo, como o neopentecostalismo e afins.

      "Acho um absurdo essa postura de querer que outras pessoas acreditem no mesmo que alguém acredita"

      Seria um absurdo, se esta não fosse uma verdade absoluta e se isso não custasse a vida da pessoa. É o dever moral máximo do cristão o de anunciar a verdade que ele um dia conheceu. Se o cristianismo não fosse verdade, aí você poderia dizer que estamos fazendo algo errado em pregar para as outras pessoas, mas se ele é verdadeiro, este é o maior bem possível.

      "A bíblia é fácil refutar e o deus bíblico mais fácil ainda."

      Se fosse fácil como você diz não existiria nenhum cristão hoje em dia.

      Abraços, Paz de Cristo.

      Excluir
  2. Curiosamente, foi a ler a Bíblia que eu fiquei com a certeza que o cristianismo é uma religião falsa.

    A quantidade de contradições grotescas é tão grande que é impossível qualquer inspiração "divina".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra sair lendo a Bíblia de uma vez e achar que sabe tudo. Existem as tais contradições aparentes, mas isso geralmente se resolve quando você para pra estudar o contexto histórico, a arqueologia, as línguas originais e tudo mais. Então não ache que você "refutou o cristianismo" simplesmente por ter lido partes aleatórias da Bíblia sem nunca ter estudado essas coisas.

      Você poderia argumentar: "mas a Bíblia não é a palavra de Deus? Ela deveria ser um texto claro e que todo mundo entendesse". Para responder, eu preciso te explicar uma coisa:

      A Bíblia é um conjunto de livros milenares, de épocas e autores diferentes e num contexto cultural totalmente diferente do de hoje. Além disso ela contém gêneros literários diferentes: às vezes é uma narração histórica, às vezes são poesias e hinos, às vezes são profecias e relatos de sonhos ou visões, às vezes são cartas com ensinamentos morais. De fato, ler o texto tecnicamente, e encarar os desafios históricos, é algo que é necessário muito estudo para fazer.

      Entretanto, ao mesmo tempo, a mensagem espiritual da Bíblia é muito simples. A mensagem espiritual são as lições que extraímos das histórias, e a essência de tudo que está escrito, que se centraliza na mensagem de Jesus e no amor a Deus e ao próximo. De fato, até um analfabeto é capaz de entender essa mensagem.

      São duas coisas diferentes. Tudo aquilo que é necessário para a salvação na Bíblia, está escrito de maneira simples e direta, de forma que praticamente qualquer pessoa entende. As contradições que você fala, geralmente são sobre detalhes históricos obscuros, mas aí também existem os cristãos mais estudiosos que estão dispostos a pesquisar e encarar essas questões.

      A gente poderia conversar sobre essas contradições, mas teria que ser em outro lugar, porque o ṕropósito deste blog é outro. Apenas para manter organizado. Quer conversar por e-mail?

      Excluir
  3. "De fato, ler o texto tecnicamente, e encarar os desafios históricos, é algo que é necessário muito estudo para fazer."

    Só isso prova que sua religião é falsa.

    Se a intenção de deus é salvar as pessoas, instruindo-as para isso, obviamente que ensinaria os seus "inspirados" a escrever de modo simples.

    Se é necessário tirar um curso de filologia para entender um qualquer trecho da bíblia, então, ou deus NÃO quer que a gente se salve ou a bíblia NÂO tem qualquer inspiração divina.


    Entretanto, por mais que se refigie na tese da complexidade bíblica, existem passagens que eticamente são claras.

    Quando alguém se gaba de matar populações inteiras, esse alguém NÂO é "bom".

    E por mais voltas que dê ás complexidades bíblicas, a bíblia está cheia do louvor de massacres, torturas a assassinatos em nome de deus, que são louvados como actos meritórios.

    A bíblia contém incitamento à violência em mais alto grau que o Mein Kampf, que, comparativamente, é bastante moderado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Pedro,

      você ignorou o resto da minha resposta de propósito? Eu disse bem claramente no final: "São duas coisas diferentes. Tudo aquilo que é necessário para a salvação na Bíblia, está escrito de maneira simples e direta, de forma que praticamente qualquer pessoa entende." Os textos necessários à salvação na Bíblia são claros e compreensíveis. O resto são detalhes históricos.

      "Quando alguém se gaba de matar populações inteiras, esse alguém NÂO é bom."

      Meu caro, onde há um texto na Bíblia? Você pode procurar e tentar me trazer a referência, mas eu garanto que não há nenhum texto onde alguma pessoa se gaba de matar uma população inteira (pelo menos não sem que se deixe no claro no texto que isso seria errado). Mas isso quando são pessoas matando. Se no caso foi Deus, é diferente porque Deus pode tirar a vida de qualquer pessoa, é direito dele fazer isso, porque Ele mesmo é quem dá a vida.

      Outra coisa: me diga também onde há incitação à violência na Bíblia? Você pode procurar, mas também não vai achar. Entenda, existe uma diferença muito grande entre descrever violência (contar como a história aconteceu) e incitar violência (dizer para o leitor o que se deve fazer). Isso até mesmo uma criança entende e aprende na escola, é interpretação de texto básica. Por isso antes de querer falar qualquer coisa que você tenha lido na internet, tenha o bom senso de pesquisar o que você falou para ver se é verdade.

      Excluir
  4. Não ignorei. Simplesmente não tenho tempo para pensar-responder tudo de uma vez. Todos os textos apresentam muitos pontos a ser considerados.

    - "Os textos necessários à salvação na Bíblia são claros e compreensíveis. O resto são detalhes históricos."

    Boa maneira de se livrar de 99% da Bíblia.

    99% que, na maior parte contradizem abertamente os tais textos "necessários" que escolhem à vossa vontade para ir compondo "interpretações" que vão dando jeito no momento.

    No entanto, se é verdade que os pontos necessários à salvação são muito claros e simples, então o nível de inteligência dos cristãos deve ser muito baixo, pois que se andaram a matar uns aos outros durante milhares de anos por causa de diferentes interpretações desses pontos.

    O que coloca outro problema.

    É que, ao contrário do que você diz, a TOTALIDADE da Bíblia tem sido usada como fonte de lei e doutrina, por exemplo, para estabelecer precedentes.

    É isso errado ? Devemos ignorar a generalidade das narrativas bíblicas e concentrar-nos só em meia dúzia de pontos ? Mesmo que esses pontos sejam contraditos pelos exemplos ? Então toda as igrejas estão erradas, porque sempre fizeram o contrário ?

    Diga lá então, quais são esses pontos tão simples, mas cuja simplicidade nunca permitiu que as igrejas chegassem a acordo.



    - "Deus pode tirar a vida de qualquer pessoa, é direito dele fazer isso, porque Ele mesmo é quem dá a vida."

    Então um pai, por dar a cida a um filho, também a pode tirar.

    Cuidado, os pais que fazem isso acabam presos.

    É aí mesmo que quero chegar, o vosso deus não é um pai extremoso, é um ídolo sanguinário.

    Porque um pai que se gaba da morte de um filho é um demente sanguinário, mesmo que seja deus.

    ResponderExcluir

  5. - "descrever violência (contar como a história aconteceu) e incitar violência (dizer para o leitor o que se deve fazer). Isso até mesmo uma criança entende e aprende na escola, é interpretação de texto básica."

    Você não deve mesmo ter passado da escola básica.

    Se tivesse, saberia que uma descrição pode ser feita de modo neutro, acusativo ou apologético.

    Por exemplo, se eu descrever o apologéticamente o holocausto como uma coisa muito boa, éticamente louvável e os SS como heróis que resolveram todos os problemas da nação alemã, evidentemente que estou a INCITAR ao antisemitismo. Em muitos países até posso ser preso por isso.

    Por favor, não faça teatro a fingir que não percebe o que estou a dizer. Até aqui você tem sido honesto.

    A Bíblia, ao contrário do que você diz, tem sido usada como uma fonte de exemplos e um guia da vontade de deus.

    Se os exemplos são massacres e se apresenta deus como deleitando-se nesses massacres, então, obviamente que é incitamento à violência.

    E não se faça de inocente. Sabe perfeitamente que a maior parte das igrejas cristãs ordenaram massacres fundamentando-se nos exemplos bíblicos.

    Quando estamos a falar de incitamento, não se trata apenas de um conjectural perigo para o futuro, trata-se de um facto histórico, a Bíblia serviu de incitamento à violência cristã durante dois mil anos.


    Passagens como esta, alimentaram os ódios e causaram desgraças.

    Ezequiel 9/5

    Ouvi o Senhor dizer para os outros: “Sigam através da cidade e matem todos os que não trazem o sinal nas frontes. Não os poupem, não tenham piedade deles — matem-nos a todos, velhos e novos, moças, mulheres, crianças; mas não toquem em ninguém que traga o sinal.”

    Evidentemente que a Bíblia está a dizer que deus gosta não só de matar, mas que se matem em seu nome "velhos e novos, moças, mulheres, crianças;".

    Evidentemente que abre precedentes. Se nos tempos bíblicos religiosos podiam apresentar-se dizendo que deus ordenava um massacre, porque não o poderia fazer nos tempos actuais ? E foi com esse incitamento que os cristãos fizeram amssacres.

    E foi o que vocês fizeram durante todo o tempo em que detiveram o poder político.

    Se trocassem os nomes e lugares e apresentassem a Bíblia disfarçando como texto nazi ou comunista, você mesmo estaria a pedir que aqueles mesmos textos fossem proibidos como incitamento ao crime.

    Mas nem Hitler dizia abertamente que matar crianças é bom. Nisso, a Bíblia incita muito mais à violência que o Mein Kampf.


    ResponderExcluir