sábado, 26 de janeiro de 2013

Resposta a uma carta interessante


[Obs: por questões de privacidade o nome original da leitora foi modificado.]

02 de Janeiro de 2013

Oi. Tudo bem? Então essa é uma duvida que me incomoda muito. Eu ja fui batizada, ja fiz primeira comunhão e me crismei. E nunca li a biblia e nem quero. Pra falar a verdade ja li as primeiras paginhas, mas nao me interessou e tbm nao entendi nada.Lembro-me de ter comentado com uma amiga evangelica q nunca quis ler a biblia e q ate ja tentei mas nao me interessou e disse q tbm nao tinha entendido. E ela me respondeu que quem nao entendi a mensagem de deus, é pq é do demonio. eu ja nunca acreditei no demonio. Enfim acho a biblia muito chato pra ler sabe, nao me atrai. E tbm ja fui espirita. Mais hoje nao curto nada disso. A maioria das atitudes de algumas religioes vao contra os meus valores. Por isso fico me questionando todos os dias. Eu odeio o fato das pessoas me fazerem acreditar em algo, ou ficar me empurrando informaçao que nao dou a minima.Sabe so acredito naquilo q vejo. E isso me encomoda bastante. Eu nao ligo pro q esse religiosos acham, nao quero mudar ninguem tbm sabe. Mais pq preciso ler a biblia para ser ateu? Eu acho q não preciso provar nada pra ninguem. Simplismente nao creio em nada disso. Antes sim, mais agora? Nao creio mais pq vi que pedir a deus nao resolve, rezar nao resolve, ir a igreja nao resolve nada pra minha vida. As unicas coisas q resolvem o meu problema ,e correr atras das minhas coisas. Entao pq eu tenho q ler a biblia para ser ateia? Eu espero que vc tenha entendido minhas duvidas. obrigada e um grande abraço!!Espero respostas!

Resposta:

Olá, cara Gabriela. 

Antes de mais nada, peço mil desculpas, por não ter respondido antes. Sua mensagem ficou na caixa de spam e eu nem tinha visto. Estou melhorando o sistema de contato e creio que isso não vai mais se repetir.

Primeiro, você sempre tem o direito de acreditar no que você quiser. Eu sou totalmente contra qualquer forma de forçar alguém a acreditar em algo (é claro que forçar é diferente de convidar). Mas também é ruim quando estamos tão presos a algumas crenças que nunca tivemos justificativa pra elas, ou seja, que sempre acreditamos mas nunca pensamos em POR QUE acreditamos. Por exemplo, você já parou pra pensar em porque você não acredita em demônios? Já parou pra pensar em se faz diferença se o cristianismo está certo ou errado? Faz muita diferença. Eu queria que você lesse um texto sobre isso, mas se você não quiser, tudo bem, só que vai estar perdendo. É um pouco grande (tem 3 partes), por isso você vai precisar de paciência. Mas não vai se arrepender:


Continuando, você diz que não "curte" essas coisas de religião, que algumas coisas vão contra os seus valores, etc. Isso faz a maioria das pessoas pensar que religião é algo pessoal, que você participa de alguma religião porque gosta dos dogmas dela e se identifica, etc., que a minha verdade pode não ser a sua verdade. E esse modo de pensar é um modo muito perigoso, eu já mostrei isso em um dos meus textos:


Existe uma verdade absoluta. Mas ela só pode ser encontrada por aqueles que querem encontrá-la. Por isso é importante pensar naquilo que você realmente acredita, por que você acredita e se não poderia acreditar de um jeito diferente. Como você vai saber se o cristianismo está certo ou errado se você nunca leu (e entendeu) a Bíblia? Como você pode tomar uma posição assim? Sua posição vai ser arbitrária, não vai ser baseada na evidência textual, ou talvez vai ser baseada na evidência do seu dia-a-dia, naquilo que você observa nas pessoas.

Eu preciso te alertar que esse também é um jeito bem perigoso de tirar conclusões. Você talvez deva observar que as pessoas cristãs são aparentemente tão cheias de defeitos quanto as não cristãs (e em alguns casos até piores). É verdade, estudos comprovam que o caráter das pessoas é em média independente da religião. Mas entenda, por favor, isso não prova ou deixa de provar que uma religião está certa ou errada. Só prova que seres humanos são imperfeitos (o que a Bíblia diz o tempo todo). Além disso, nem todo mundo que se diz um cristão é um cristão de verdade. A Bíblia mostra alguns jeitos de como reconhecer um cristão de verdade: João 14.15, Apocalipse 14.12, João 13.35, Mateus 7.20, Gálatas 5.22-23, etc.

Além disso, eu me arriscaria afirmar que nenhum cristão (de verdade) é um cristão porque "se identifica" com o cristianismo, ou porque gosta dos dogmas, ou qualquer coisa do tipo. Um cristão é cristão porque Ele descobriu que a verdade é Jesus. Talvez você não saiba, mas é muito difícil ser um cristão! Ser cristão é negar a si mesmo todos os dias, carregar a sua cruz, muitas vezes fazer algo que vai contra os seus próprios valores, dar importância aos outros mais do que a si mesmo, dar a outra face quando te dão um tapa, amar os próprios inimigos... (todas essas são palavras de Jesus). Eu acho que depois disso você deve achar que não existe nenhum cristão de verdade, não é? Eles existem sim, mas não fazem isso 100% do tempo. Por que não são perfeitos. E eles não acreditam que são melhores do que ninguém. Nós acreditamos que todos pecam diante de Deus e não há nenhuma pessoa sequer no mundo que consiga fazer o bem por si própria, a ponto de ser justa diante de Deus (Romanos 3.10, Romanos 3.23). Por isso, os cristãos são aqueles que pecam como todo mundo, mas aceitaram a oportunidade de serem perdoados por Deus (pois Deus nos ofereceu isso através de Jesus) e se esforçam todos os dias para deixar os pecados. A diferença entre um cristão (de verdade) e um "ateu bonzinho" é que o cristão não procura fazer o bem por esforço próprio, pois ele sabe que não consegue, suas ações sempre serão no fundo egoístas. Por isso nós buscamos orientação de Deus todos os dias sobre o que fazer (e uma das formas de fazer isso é lendo a Bíblia).

Ser um cristão não é fácil. Aliás, se você pensar bem, o jeito certo de fazer qualquer coisa nunca é o fácil. É mais fácil você nunca ler a Bíblia, fazer o que bem entender, não prestar contas a ninguém, acreditar no que quiser (sem nunca ter pensado profundamente no assunto), enfim, esse é o mais fácil. Mas você já parou pra pensar em se esse é o jeito CERTO de viver? E se você estivesse errada?

Abraços, Paz de Cristo.