quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os benefícios de crer - Peter Kreeft

Trago aqui a transcrição do vídeo de Peter Kreeft falando sobre que diferença faz no Universo, ou até na sua própria vida, se Deus existe ou não.

Vídeo:



Transcrição:


Neste curso da Universidade Prager, quero me concentrar não na evidência da existência de Deus, mas sobre os benefícios da crença.


Se Deus existe, então o mundo não apenas evoluiu por acaso, mas por um projeto intencional.  Há um Artista por trás desta incrível obra de arte, este mundo grandioso e belo.

Se Deus existe, estamos vivendo em uma grande história, um épico como "O Senhor dos Anéis", com verdadeiros heróis e tarefas heróicas. Em última análise, todas as voltas e reviravoltas desta narrativa épica serão recompensadas, tudo fará sentido, haverá até mesmo um final feliz. Não necessariamente, ou até provavelmente, em nosso tempo de vida - o próprio Moisés não chegou a entrar na Terra Prometida - mas ao longo do grande decorrer do tempo, na vida após a morte, que certamente existe desde que Deus exista.

Se Deus existe, a presença do mal, por mais difícil que seja de aceitar, faz sentido. Deus o permite por uma razão, a saber, para preservar o nosso livre-arbítrio. E Deus vai reconciliar todas as injustiças no final.

Se Deus não existe, a vida é um grande jogo de dados.

Se Deus existe, a moralidade é uma característica real e objetiva do mundo.

Se Deus não existe, a moralidade é apenas o conjunto de regras que criamos para este joguinho da vida que nós jogamos.

Se Deus existe, o amor é a natureza de uma realidade eterna.

Se Deus não existe, o amor é apenas um sentimento passageiro, nada além do que uma porção de interações químicas e neurológicas.

Se Deus existe, você possui um valor infinito. Ele te conhece - como um pai conhece o seu filho.  Ele é acessível a você.

Se Deus não existe, cada um de nós é tão insignificante como uma rocha em um planeta desconhecido.

Se Deus existe, a morte é vencida, porque se existe um Deus, existe uma realidade fora do espaço e do tempo.

Se Deus não existe, não há nada imortal, e todas as coisas boas na vida serão destruídas para sempre. Você e todos que você ama, e tudo que você acredita que importa serão entregues ao esquecimento.

Se Deus não existe, a vida é sem sentido. Tudo o que fizemos e pelo que vivemos acabará por ser em vão.

Poderia eu provar com absoluta certeza de que Deus existe? Eu posso argumentar que a esmagadora maioria das evidências sugere isso. Mas não, eu não posso provar que Ele existe com certeza absoluta.  Isto é, provavelmente, parte de Seu plano. Deus deliberadamente não nos dá uma prova absoluta, de modo que estamos livres para escolher crer ou não crer nEle.

Então, por qual caminho você quer seguir?  Seja honesto. O seu coração, pelo menos, não torce para que haja um Deus bom, um validador transcendente  do amor e de todos os mais altos valores humanos? É claro que torce. Por que alguém não desejaria que a vida tivesse um propósito final, que o bem e o mal fossem reais, que existisse um julgamento final, que o nosso amor pelos outros realmente significasse algo?

Se você opta por viver como se Deus existisse - mesmo que você não tenha certeza de que Ele exista  - você não perde nada; e você ganha tudo.  Religiosos cristãos e judeus são mais felizes, vivem mais tempo e são mais caridosos do que  os cidadãos menos devotos ou mais secularizados. Estas não são as minhas opiniões - são conclusões de um grande número de estudos científicos(*).

Se você tem sido um ateu por um tempo, pode ser difícil para você mudar sua forma de pensamento, mesmo que você encontre algum sentido nos muitos argumentos racionais para a existência de Deus. Mas você pode  mudar o seu comportamento. Você pode viver como se Deus existisse, mesmo que ainda tenha dúvidas. Por que não?  Como eu disse, você não perde nada e você tem tudo a ganhar. Esta abordagem comportamental está longe de ser nova. Os judeus têm um antigo ditado: "vamos fazer, então vamos entender", que reconhece que a ação muitas vezes precede o entendimento.  Então por que não começar com uma ação? Por que não fazer a oração do cético?  "Deus, se você existe, você deve saber que eu não sou um crente.  Então, por favor, Deus, me dê o dom da fé, no Seu tempo e da Sua maneira. Eu quero acreditar no que é verdade, seja ela qual for. Amém". Se você disser isto pra valer, e der algum tempo, prepare-se. Porque Ele não irá ignorar essa oração. 

Vá em frente, diga. Procure um lugar privado e fale. Seu Criador está escutando.  

Eu sou Peter Kreeft, Professor de Filosofia no Boston College, para a Universidade Prager. 



(*) Pesquisas 
Are we happy yet? Pew Research Center, fevereiro de 2006. 43% das pessoas que se consideram como "muito feliz" frequentam suas igrejas uma vez por semana ou mais. Fonte: http://www.pewsocialtrends.org/2006/02/13/are-we-happy-yet/
US National Health Interview Survey, R.A. Hummer et al, maio de 1999. Pessoas que frequentam a igreja mais de uma vez por semana vivem em média 82,9 anos, 7,6 anos a mais do que as pessoas que nunca vão à igreja. Fonte: http://link.springer.com/article/10.2307/2648114
Panel Study of Income Dynamics (PSID), Center of Wealth and Philantropy. 65% dos religiosos doam para instituições de caridade seculares (contra 50% dos não-religiosos). O valor médio doado por pessoa por ano é de 2.935 dólares para os religiosos e 704 dólares para não-religiosos. Fonte: http://simba.isr.umich.edu/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário